Libertadores é obrigação?

Salve nação rubro negra, a nossa tão esperada estreia na libertadores está chegando, todos ansiosos e empolgados com a busca do tão sonhado título.

Reforços, manutenção do elenco, arena da ilha, a final, estamos nos preparando para buscar não somente este, mas também todos títulos que disputarmos. Tendo um dos melhores elencos da libertadores, estamos preparados para vencer a competição? E pior, temos a obrigação de vencê-la?

Antes de tudo, a resposta é NÃO! É costume do torcedor cobrar títulos e bons resultados quando se tem um elenco bom, isso é normal, porém se tratando de libertadores meu amigo, isso tudo muda, ela é a competição mais 8/80 que você respeita. Sabemos que nela nem sempre o melhor elenco vence e nem o time com maior estabilidade no campeonato, quem imaginava que o São Paulo ano passado seria o time brasileiro que iria mais longe? Exatamente por esse motivo a libertadores é imprevisível, é preciso vencer uma batalha de cada vez, uma competição de 180 min a cada rodada, o que precisamos saber é como jogá-lo.

Para não ficarmos só na base do achismo, vamos analisar alguns dados.

O último time que conseguiu ser campeão 2 vezes seguidas foi o Boca Juniors, em 2000 e 2001, ou seja, de lá para cá nem mesmo um atual campeão conseguiu repetir o feito no ano seguinte. E dos times brasileiros, o último a chegar até uma final foi o Atlético-MG campeão em 2014, times favoritos não tem tido sorte nas últimas edições, quem não se lembra do “super favorito” Corinthians que caiu logo na segunda fase, e o Atlético-MG que não foi muito longe após ter sido campeão. O atual campeão Atlético Nacional que surpreendeu ano passado, perdeu boa parte do seu time campeão, continua sendo um dos favoritos, porém, não com tanta força como antes.

Resumindo: Ser favorito e ter um bom elenco não é garantia de nada, é preciso aprender a disputar a libertadores, um campeonato que costuma surpreender, o Flamengo é um time que vem se preparando para participar de todas as competições que entra para ganhar, não apenas montar um time para ganhar um título exclusivo e depois disso se desfazer completamente. Temos um excelente time, porém colocar qualquer carimbo de obrigatoriedade em uma competição tão difícil é perigoso, quem não se lembra das nossas últimas participações? Sem dúvidas temos um elenco muito superior desta vez, jogadores experientes e uma estrutura excelente para os atletas, o ano é longo e creio eu que ano que vem estaremos ainda muito mais fortes do que nunca.

Esse começo de temporada ainda não foi suficiente para testar ao máximo o time, no Carioca e Primeira Liga não tivemos grandes dificuldades e muitas das vezes modificamos o time para evitar desgaste. A primeira fase da libertadores é o que vai nos fazer crescer e colocar o time no clima de competitividade, passando bem em um dos, se não, o grupo da morte, estaremos certamente preparados para o restante do ano tanto na libertadores como em outras competições. Vamo que vamo mengão!

E você? Acha que Libertadores é obrigação ganhar?Ou fazer uma boa campanha já vai ser importante? Deixe sua opinião nos comentários.

Twitter… Siga-me os bons!@ma_theusantos

Matheus Gonzaga. SRN!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/03/libertadores-e-obrigacao/

Share this content: