Apesar de ter oscilado muito nas quatro temporadas que já passou na Gávea, Gabriel parece ter chegado a um ponto de equilíbrio dentro do elenco. Embora não seja considerado daqueles jogadores imprescindíveis pela comissão técnica, também é visto como alternativa de confiança em momentos difíceis. No ano passado, quando poucos apostavam em seu aproveitamento, acabou tornado-se titular em parte da arrancadado Flamengo no Brasileirão.

Com um custo relativamente baixo e um comportamento profissional correto, o jogador é visto pela diretoria como um investimento de retorno garantido. A possibilidade de venda do atacante ainda entra neste pacote – com 27 anos, Gabriel ainda tem algum mercado no futebol internacional.

Por esses e outros motivos é que a renovação caminha a passos rápidos. Tudo indica que Gabriel renovará por mais dois anos – o acordo atual vai até o fim de 2017. Com o novo vínculo, um jogador que já sofreu com muitas vaias das arquibancadas terá a possibilidade de completar nada menos que sete temporadas no clube mais popular do país. Não é pouco.